Two Strategies for Minimalist Packing

I remember what I was doing when I first learned of the idea of digital nomadism. I was sitting behind a desk, working for a school district bureaucracy, literally surrounded on three sides by…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




Flutter com MobX

Esse artigo possui a finalidade de explicar e simplificar o uso do MobX para gerenciamento de estado no Flutter, e também serve como forma de estudo para mim, pois é meu primeiro artigo falando sobre Flutter 😅

Como a própria documentação já fala, o MobX consiste em ser uma biblioteca de gerenciamento de estado que possui o objetivo de simplificar a comunicação dos dados reativos do seu projeto com a interface do usuário.

O Mobx possui 3 pilares, que são:

Um exemplo para tentar explicar melhor:

Toda vez que uma Action alterar o valor de um Observable, as Reactions na interface de usuário que possuem o determinado Observable serão notificadas, atualizando assim o valor da variável, um exemplo de programação reativa.

Para exemplo prático, iremos utilizar o próprio exemplo que o Flutter nos oferece, que é o contador de clicks padrão quando criamos um novo projeto.

mobx: Ele é core em si da biblioteca, para podemos usar as Actions, Observables, Reactions, etc.

Linha 1 e 3: Começamos importando o MobX e criando nossa classe Controller.

Linha 4: Declaramos que nossa variável é um Observable, e dentro do parênteses colocamos o valor que queremos que ela inicie, no caso, o número zero.

Linha 6: Criamos o método que irá modificar o valor do nosso Observable, um ponto importante é que, para acessar e modificar o valor de um observável, é pela propriedade “value”.

Linha 10: Lembra que falamos sobre as Actions? Nessa linha declaramos a nossa Action que irá representar o nosso método para atualizar o número de clicks do usuário.

Linha 12: Criamos nosso Construtor da classe, e dentro dele vamos atribuir o método criado para a nossa Action.

Antes e depois 😅
Antes e depois

Transformamos a nossa antiga classe Controller na classe abstrata “ControllerBase”, e adicionamos um mixin nela “with Store”, que permite que códigos sejam gerados a partir dela.

A intenção desse artigo foi dar uma clareada para quem quer começar a utilizar o MobX, posso ter sido confuso em alguma parte, peço desculpas e pode entrar em contato comigo para eu poder arrumar!!!

Para entrar em contato comigo:

Não se esqueça, quanto mais aprendemos, não subimos degraus, mas sim descemos, para poder ajudar que está subindo, como assim também já estivemos!

Add a comment

Related posts:

A New Twist for an Ugly Old Quilt

Catherine Reinhart isn’t quite sure how to describe the polyester quilt she received a few years ago, a cast-off from a box of random stuff at an estate sale. She calls the blocky hodgepodge of 1970s…

What makes Spotify a streaming music industry leader?

Spotify is the world’s largest music streaming company with 381m users. During the pandemic when every company was struggling to generate revenue, Spotify stock gained 70%. Currently, Spotify is not…

4 Pain Points of Big Data

Big data analytics is an amazing tool at the epicenter of the digital revolution. But it’s not foolproof. Here’s how successful companies deal with its potential drawbacks. Big data has a lot to…